Pesquisar este blog

28 de março de 2011

Os Manuscritos de Nag Hammadi


NAG HAMMADI – Pequena localidade no Alto Egito, onde em 1945, o camponês Muhammad Ali as-Salmman, encontrou um grande pote vermelho de cerâmica, contendo 13 livros de papiro encadernados em couro. No total descobriram cinquenta e dois textos naquele sítio. Na primeira análise, para surpresa do Dr. Quispel, a primeira linha traduzida do copta foi: “Essas são as palavras secretas que Jesus, O Vivo, proferiu, e que seu gêmeo, Judas Tomé, anotou”.
Os manuscritos, hoje conhecidos como Evangelhos Gnósticos, ou Apócrifos (Apocryphom literalmente livro secreto), revelam ensinamentos, apresentados segundo perpectivas bastante diversas daquelas dos Evagelhos Oficiais da Igreja Romana; como por exemplo este trecho atribuído a Jesus, o Vivo: “Se manifestarem aquilo que têm em si, isso que manifestarem os salvará. Se não manifestarem o que têm em si, isso que não manifestarem os destruirá”.

Além dos Evangelhos (ensinamentos atribuídos a Jesus Cristo através de seus apóstolos) outros textos compõem o legado de Nag-Hammadi, de cunho teológico e filosófico.

Os papiros encontrados em Nag-Hammadi, tinham cerca de 1.500 anos, e eram traduções em copta de manuscritos ainda mais antigos feitos em grego e na língua do Novo Testamento, como constatou-se, ao verificar que parte destes manuscritos tinham sido encontrados em outros locais, como por exemplo alguns fragmentos do chamado Evangelho de Tomé. As datas dos textos originais estão estimadas entre os anos 50 e 180, pois em 180, Irineu o bispo ortodoxo de Lyon, declarou que os hereges “dizem possuir mais evangelhos do que os que realmente existem”.
Acredita-se que os manuscritos foram enterrados por volta do século 4, quando na época da conversão do imperador Constantino, os bispos católicos, passaram ao poder e desencadearam uma campanha contra as heresias. Então, algum monge do mosteiro de São Pacômio, nas cercanias de Nag-Hammadi, tomou os livros proibidos e os escondeu no pote de barro, onde permaneceram enterrados por 1.600 anos!

Códigos de Nag-Hammadi (Catalogados em Inglês)

Codex I.

1.The Prayer of the Apostle Paul.

2.The Apocryphon of James.

3.The Gospel of Truth.

4.The Treatise on the Ressurrection.

5.The Triparite Tractate.

II.

1.The Apocryphon of John.

2.The Gospel of Thomas.

3.The Gospel of Philip.

4.The Hypostasis of the Archons.

5.On the Origin of the world.

6. The Exegesis on the soul.

7.The Book of Thomas the contender.

III.

1.The Apocryphon of John.

2. The Gospel of the Egyptians.

3.Eugnostos the Blessed.

4.The Sophia of Jesus Christ.

5. The Dialogue of the Saviour.

IV.

1.The Apocryphon of John.

2. The Gospel of the Egyptians.

V.

1.Eugnostos the Blessed.

2.The Apocalypse of Paul.

3.The first apocalypse of James.

4.The second apocalypse of James.

5.The Apocalypse of Adam.

VI.

1.The Acts of Peter and the twelve apostles.

2.Thunder, Perfect mind.

3.Authoritative Teaching.

4.Concept of our great Power.

5.Plato`s Republic 588a-589b.

6.Discourse on the eight and the ninth.

7.The Prayer of thanksgiving.

7a. Scribal Note.

8. Asclepius 21-29.

VII.

1.The Paraphrase of Shem.

2.The Second treatise of the Great Seth.

3.The Apocalypse of Peter.

4.The Teachings of Silvanus.

5.The Three Steles of Seth.

VIII.

1.Zostrianos.

2.The Letter of Peter to Philip.

IX.

1.Melchizedek

2.The Thought of Norea.

3.The Testimony of Truth.

X.

1.Marsanes.

XI.

1.The Interpretation of Knowledge.

2.An Valentinian Exposition.

2a.On the Anointing..

2b.On the Baptism A.

2c.On the Baptism B.

2d.On the Eucharist A.

2e. On the Eucharist B.

3.Allogenes.

4.Hypsiphrone.

XII.

1.The Sentences of the Sextus.

2.The Gospel of Truth.

3.Fragments

XIII.

1.Trimorphic Protennoia.

2.On the Origin of the world.

A Luz da Sabedoria


                                       Krishna e Arjuna
                                                       
     
        Em todo o mundo há somente duas espécies de pessoas – as que sabem e as que não sabem – e o conhecimento é o que importa possuir. A religião de um homem, a raça a que pertence – não são coisas de importância; o que é realmente importante é o conhecimento – o conhecimento do Plano de Deus em relação aos homens. Pois Deus tem um plano e esse plano é a Evolução; quando o homem o tiver visto e, realmente, o conhecer, não poderá deixar de cooperar nele, unificando-se com ele, tal a sua glória e beleza. Assim, pelo fato de possuir o conhecimento, ele está ao lado de Deus, firme no bem e resistente ao mal, trabalhando pela evolução e não com fins pessoais... 
        Por muito sábio que já sejas, muito terás ainda que aprender na Senda; tanto que nela mesma precisas discernir e meditar cuidadosamente o que deve ser aprendido. Todo o conhecimento é útil, e um dia o possuirás integralmente; enquanto, porém, só possuíres parte dele, cuida em que essa seja a mais útil. Deus tanto é Sabedoria como Amor; e quanto mais sábio fores, mais Ele se manifestará por teu intermédio. Estuda, pois, mas estuda em primeiro lugar o que mais te habilite a auxiliar aos outros. Trabalha pacientemente em teus estudos, não para que os homens te julguem sábio, nem mesmo para gozares a felicidade de ser sábio – mas por que o sábio pode ser sabiamente útil. Por muito que desejes prestar auxílio, enquanto fores ignorante, poderás fazer mais mal do que bem.
        Precisas distinguir entre a verdade e a mentira; deves aprender a ser verdadeiro em tudo: no pensamento, na palavra e na ação. Primeiro no pensamento, e isto não é fácil, porque há no mundo muitos pensamentos falsos, muitas superstições insensatas e ninguém que a eles se escravize poderá progredir. Por conseguinte, não deves acolher um pensamento simplesmente porque muitas pessoas o acolhem, nem por ter merecido crédito durante séculos, nem por constar de algum livro que os homens julguem sagrado; deves pensar por ti mesmo sobre a questão, e por ti mesmo ajuizar se ela é razoável.
        Lembra-te que, embora um milhar de homens concorde sobre um assunto, se nada conhecerem a respeito, a sua opinião não tem valor. Aquele que quiser caminhar na Senda tem que aprender a pensar por si mesmo, pois a superstição é um dos maiores males do mundo e um dos empecilhos de que, por ti próprio, te deves libertar inteiramente.

                                                                                               J. Krishnamurti