Pesquisar este blog

22 de abril de 2011

Conto Zen: Uma Parábola


Certa vez, disse o Buddha uma parábola: Um homem viajando em um campo encontrou um tigre. Ele correu, o tigre em seu encalço. Aproximando-se de um precipício, tomou as raízes expostas de uma vinha selvagem em suas mãos e pendurou-se precipitadamente abaixo, na beira do abismo.

O tigre o farejava acima. Tremendo, o homem olhou para baixo e viu, no fundo do precipício, outro tigre a esperá-lo. Apenas a vinha o sustinha.

Mas ao olhar para a planta, viu dois ratos, um negro e outro branco, roendo aos poucos sua raiz. Neste momento seus olhos perceberam um belo morango vicejando perto. Segurando a vinha com uma mão, ele pegou o morango com a outra e o comeu.

Que delícia!“, ele disse.

Autor Desconhecido

Conto Zen: A Corrida dos Sapinhos


Era uma vez uma corrida de sapinhos.

Eles tinham que subir uma grande torre, e atrás havia uma multidão, muita gente para torcer por eles. Começou a competição.  A multidão dizia: “Não vão conseguir, não vão conseguir!

Os sapinhos iam desistindo um por um, menos um que continuava subindo. E a multidão continuava a aclamar: “Vocês não vão conseguir, vocês não vão conseguir!

E os sapinhos iam desistindo um por um, menos um que subia tranquilo, sem esforços.

Ao final da competição, todos os sapinhos desistiram, menos aquele. Todos queriam saber o que aconteceu, e, quando foram a perguntar ao sapinho como ele conseguiu chegar até o fim, ficaram sabendo que ele era surdo.

Quando queremos fazer alguma coisa que precise coragem, não se deve escutar as pessoas que falam que não iremos conseguir.

Sejamos surdos aos apelos negativos.

                                                                    Autor Desconhecido